:: Escola •> Meio

Escola:

Meio

Caracterização

 

Localização geográfica

 

A cidade da Marinha Grande está situada na Orla Oriental do Pinhal de Leiria e na margem esquerda do rio Lis. Localiza-se no distrito de Leiria, a 10 quilómetros do mar, no limite norte da Estremadura e a 12 quilómetros da sede de distrito. Dista 147 quilómetros de Lisboa e 196 do Porto. É servida por várias estradas secundárias, pelas auto-estradas A8 e A17 e pela via-férrea do Oeste.
O concelho tem uma extensão de 187,2 Km2 (dados do INE) e está implantado numa extensa planície de chão arenoso e saibrento. É rodeado, em cerca de 2/3 da sua extensão, pelo Pinhal de Leiria, antigamente conhecido por Pinhal do Rei e é composto por três freguesias: Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita (anexada ao Concelho no dia 12 de Julho de 2001).

 

Demografia

 

De acordo com o “Anuário Estatístico da Região Centro 2007”, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística em 2008, a população do concelho da Marinha Grande é de 38 533 habitantes (18918 homens e 19615 mulheres), correspondente a uma densidade populacional de 205,8 habitantes/Km2. A taxa de crescimento efectivo da população é de 0,27% e a taxa de crescimento natural é de 0,04%. As taxas de natalidade e mortalidade são, respectivamente, 9,5% e 9,0%. Em termos de faixas etárias, a população encontra-se distribuída da seguinte forma:

Idades

Habitantes

0-14

5815

15-24

3826

25-64

22051

65 e mais anos

6842


Ainda de acordo com os dados da mesma publicação, os principais Indicadores de Escolarização do município (2006/2007) são os seguintes:

 

Contexto Social e Económico

 

A Marinha Grande é vista, ainda hoje, como uma cidade vidreira e, de facto, a sua formação e desenvolvimento não se podem dissociar desta indústria. No entanto, outros sectores de actividade económica foram, ao longo das últimas décadas, emergindo e adquirindo a sua importância no contexto da economia local e, actualmente, o tecido empresarial do concelho concentra-se em torno de três sectores fundamentais: vidro, plásticos e moldes.
Foi precisamente o sector dos moldes que permitiu à Marinha Grande fazer frente às frequentes crises que abalaram a indústria vidreira, melhorando a situação económica local e elevando esta cidade na escala social. De cidade vidreira, a Marinha Grande passou também a “capital dos moldes”.
Por outro lado, embora o turismo também constitua uma importante, mas sazonal, área de actividade, os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, no já referido “Anuário Estatístico da Região Centro 2007”, comprovam que o município continua a girar em torno da indústria transformadora e que, tal como no passado, o crescimento demográfico (ver ponto anterior) se deve, em grande parte, à migração, resultante das pessoas que continuam a vir trabalhar para as suas indústrias. Em 2007, os trabalhadores por conta de outrem encontravam-se distribuídos da seguinte forma: 65,4% no sector secundário, 34,4% no sector terciário e menos de 1% no sector primário.

 

Cultura, Desporto e Património da Marinha Grande

 

Entre os principais acontecimentos culturais marinhenses, destacam-se a Bienal de Artes Plásticas, espaço de criação e exibição artística no contexto do vidro e da indústria vidreira, a Feira de Artesanato e Gastronomia, a Semana da Educação (Bienal) e a Festa do Teatro, realizada pela primeira vez em 2008.
Os órgãos de comunicação social de maior relevo são o Jornal da Marinha Grande e a Rádio Clube Marinhense.
De entre as muitas associações culturais e recreativas destacam-se, por terem mantido nos últimos anos uma maior aproximação à Escola Secundária /3 de Pinhal do Rei: Associação Cultural e Desportiva de Casal Galego, Sport Operário Marinhense e Sport Império Marinhense.
As associações desportivas mais antigas do concelho são, também, as que mais modalidades e mais atletas mobilizam: Sport Lisboa e Marinha, Atlético Clube Marinhense (futebol, atletismo), Clube de Atletismo da Marinha Grande, Desportivo Náutico da Marinha Grande, Sporting Clube Marinhense (hóquei em patins, basquetebol), o SIR 1º de Maio, o Clube Aventura Rota do Sol, etc.
Estes e outros clubes fomentam ainda a prática de outras modalidades: voleibol (SOM), ginástica, artes marciais, ciclismo, futsal e patinagem artística.
O judo, especialmente através do Judo Clube da Marinha Grande, tem-se destacado nos últimos anos, na Marinha Grande, com excelentes resultados a nível nacional e internacional.
O património arquitectónico, histórico e artístico está acessível em instituições variadas e em locais como o Museu do Vidro, Museu Joaquim Correia, Casa do Vidreiro, Monumento ao 18 de Janeiro, Casa do Vidreiro, Museu Santos Barosa, Parque do Engenho, Alto Forno de Pedreanes, Comboio Americano ou de Lata, Farol de São Pedro, Casa Museu Afonso Lopes Vieira, etc.
Outras actividades culturais podem ser experimentadas e aprendidas no concelho, por exemplo na Orquestra Ligeira da Marinha Grande, em diversos ranchos folclóricos, em grupos de teatro amador ou escolar, etc.

 


Organismos

 

A Escola Secundária /3 de Pinhal do Rei (ESPR) relaciona-se, institucionalmente, com diversos organismos e entidades do concelho não só a nível institucional e educativo, mas também através do estabelecimento de parcerias e protocolos no âmbito da formação, de estágio e de prestação de serviços.
Organismos Públicos: Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Biblioteca Municipal da Marinha Grande, Posto de Turismo da Marinha Grande, Conselho Municipal de Educação, PSP (Programa Escola Segura), Centro de Saúde da Marinha Grande, IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, Rodoviária do Tejo, S. A., Centro Regional de Segurança Social, Caixa Geral de Depósitos.
Associações e instituições de carácter social: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Liga dos Combatentes – Núcleo da Marinha Grande, ADESER II IPSS – Associação de Desenvolvimento Social e Económico da Região da Marinha Grande, APPACDM, GSPC - Gabinete de Segurança e Protecção Civil, CPCJ - Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
Associações e entidades de carácter industrial com as quais a escola mantém ou manteve relações institucionais ou parcerias protocolares: OPEN - Oportunidades Específicas de Negócio, CRISFORM - Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria, CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica da Marinha Grande.
A escola estabelece anualmente parcerias e protocolos no âmbito da formação e de estágio com empresas como, por exemplo, Griffin, Jogo do Rato, Flexigest, TC Informática, Maxinet, Virtus.
A escola está associada à Rede de Cooperação e Aprendizagem - Centro de Formação, e colabora com frequência em projectos dinamizados pelo Centro de Competência “Entre Mar e Serra”, da Batalha.

 

VIDE: PÁGINA DA MARINHA GRANDE ELABORADA POR PROFESSORES DA ESCOLA